5 vantagens do Brinde Ecossustentável

Brinde Sustentavel

 

Muitas empresas procuram por brindes corporativos que agreguem valores, tenham princípios e sejam ecossustentáveis. Mas saber identificar as vantagens que esse produto pode oferecer, a contribuição dele para o meio ambiente e quais materiais são utilizados no processo de fabricação é o que vai fazer você escolher um brinde verdadeiramente ecológico!

O brinde ecossustentável possui 5 vantagens exclusivas e somente o diretor comercial do Grupo BB, Plinio Bevervanso, que traz toda semana conteúdos exclusivos sobre o universo dos brindes promocionais, pode explicar com mais detalhes essas dicas.
A diferenciação é a primeira característica que um brinde ecossustentável pode oferecer para os clientes.

De acordo com Plinio, quando a marca presenteia um produto que não possui tanta utilidade para o público alvo, esse brinde pode ser esquecido pela persona rapidamente.

“Quando utilizamos um brinde ecologicamente sustentável em campanhas institucionais, feiras ou eventos, a natureza agradece e os clientes se sentem lisonjeados pela ação positiva que a marca está promovendo em benefício do meio ambiente”, destaca Bevervanso.

A percepção de valor pelo público alvo é a segunda característica do brinde ecossustentável, sendo esse tópico fundamental no sucesso da ação, principalmente se o público alvo for bem definido, como um grupo de ambientalistas, por exemplo, que lutam por causas ambientais e a preservação das florestas.

Sabe aquele brinde clichê que toda feira promocional oferece para as pessoas? pois é, quando a marca oferece um brinde feito com matéria-prima, oriunda da natureza e que possui aditivos capazes de preservar o meio ambiente, isso pode ser de grande valia para a imagem, as vendas e para demonstrar a responsabilidade socioambiental que a marca tem com o planeta.

Isso significa que quanto maior a segmentação da audiência, melhor serão os resultados e a relevância social do evento e da campanha.

Responsabilidade ambiental

Um fator que pesa e muito durante as campanhas promocionais das empresas nas redes sociais ou nos meios de comunicação é a transparência. Quando falamos de um produto ecossustentável, estamos dizendo que o material usado na fabricação e os aditivos que o compõem são confiáveis, caracterizando-se como um produto verdadeiramente green.

Com o brinde é a mesma coisa, dessa forma, o diretor comercial destaca que o discurso e a atitude das empresas precisam andar alinhados. Até porque o perfil atual do consumidor, principalmente se posicionando nas redes sociais, é bastante exigente em relação à conexão das atitudes da empresa em conformidade com o produto que ele consome.

Dessa maneira, quando produzimos um produto ecossustentável, a marca precisa assinar a campanha certificando-se que aquele produto é benéfico e pode contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e saudável.

A responsabilidade social também é outro fator importante, uma vez que ela faz parte dos três pilares da sustentabilidade, entre eles estão, o social, econômico e ambiental. O brinde ecossustentável pode ser tridimensional em uma campanha promocional, pois esse produto possui grande valia para a sociedade e contribui de forma significativa para o bom funcionamento da economia solidária.

Imagine que uma empresa pretende usar em sua campanha institucional Canecas feitas com 50% de resíduos de fibra de coco ou madeira de reflorestamento para celebrar o Dia da Árvore. O evento muito provavelmente seria um sucesso, sem falar que o conceito de reciclar ganharia força e impulsionaria as pessoas a se preocuparem mais com a natureza.

Muitas corporações vêm adotando ações neste sentido, posicionando-se como empresas sustentáveis e passando imagem de corporações responsáveis com o planeta.

Branding Ecossustentável

Em paralelo com a responsabilidade ambiental e social, o branding ecossustentável surge como um aparato nas campanhas promocionais. Quando comprovamos que o brinde é ecossustentável, feito de materiais ecológicos e que os mesmos não prejudicam a natureza, o público alvo abraça a ação e engaja.

As atitudes das organizações precisam ser transparentes, principalmente no âmbito digital, local em que podem ser formadas opiniões negativas e polêmicas dos internautas em relação aos malefícios que a organização oferece ao meio ambiente.

Dessa forma, agir com seriedade nas ações promocionais e utilizar brindes ecossustentáveis para tornar o mundo cada vez melhor, aumentam a reputação da empresa e o comprometimento dela com a natureza.

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Gustavo Coutinho
Redator/Grupo BB

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