Associar um brinde com a campanha de prevenção que a sua marca pretende promover é impulsionar os resultados da ação institucional e ampliar o tema em relação ao público alvo e a sociedade.
Mas saber colocar em prática essa estratégia que pode trazer resultados para a sua marca, é assunto para o diretor comercial do Grupo BB, Plínio Bevervanso, que traz dicas toda semana sobre o universo dos brindes promocionais.
Quando a marca escolhe estrategicamente o brinde que vai presentear os clientes, funcionários ou distribuir em projetos sociais e associa esse produto com a campanha do Outubro Rosa, por exemplo, a ação ganha outra dimensão no meio corporativo e social e gera retornos positivos.
Isso porque a campanha ganha força devido a causa defendida, e os brindes complementam essa campanha no sentido de acrescentar valores simbólicos.
Esses valores podem agregar e gerar emoções na persona, sem falar que cria um elo entre o público e os propósitos que a instituição pretende passar.
Ampliação da campanha
A conexão entre o público alvo e a marca reforça ainda mais a difusão do tema e amplifica o tráfego da persona nas redes sociais, por exemplo.
Com o brinde, essa relação é a mesma, pois quando a instituição personaliza o brinde, bem como dando uma característica típica que os stakeholders possuem, cria-se uma aproximação e isso pode ser um sinal que a campanha da organização está no caminho certo.
Imagine que uma marca vai promover um encontro para falar sobre o Outubro Rosa, evento social e que acontece anualmente, que tem o intuito de conscientizar a importância da prevenção ao câncer de mama em mulheres.
Dessa maneira, serão entregues 15 mil copos e espelhos para serem distribuídos durante o evento. Sendo que o design que irá compor esses brindes será rosa com estampas de laços. Do ponto de vista da direção de arte do produto, as cores vão ampliar a comunicação da campanha e fortalecer a ação de forma significativa.
Não só a cor do brinde como também o design e a escolha correta do produto, vão refletir no desempenho e na divulgação da campanha do Outubro Rosa da instituição, sem falar que a criatividade é um fator que pode fazer o público se aproximar mais da marca.
Chamar atenção dos stakeholders
O brinde inserido na campanha de prevenção tem a função de chamar a atenção do público alvo, seja ele funcionário ou as pessoas que compõem a comunidade externa da organização.
Mas, todo cuidado é pouco, pois chamar a atenção, algumas vezes é visto como uma experiência ruim para as marcas, dessa forma, saber o tipo de brinde e como ele vai ser apresentando pode influenciar no resultado final da campanha.
Até porque, de que adianta realizar uma campanha legal se o brinde não condiz com a linha editorial da marca ou não combinou com os gostos do público alvo, certo?
Dessa maneira, o cuidado com os detalhes na divulgação do evento e a associação do brinde de forma criativa com a campanha de prevenção faz com que a comunicação e a mensagem da instituição cheguem com fluidez e clareza nas pessoas.
Engajar com brindes
Além de chamar a atenção de forma criativa, os brindes também têm a função de premiar pessoas e de satisfazer a necessidade delas. Os brindes possuem um potencial grande quando empregados no local, hora e público correto!
As campanhas existem para conscientizar e mobilizar o público alvo e os brindes são um complemento dessas ações corporativas, uma vez que eles engajam e fortalecem a campanha em todas as áreas, seja no primeiro, segundo ou terceiro setor.
Lembrando que com o advento das redes sociais, o brinde no digital ganha outra dimensão, engaja pessoas e oferece experiências incríveis para a campanha da marca ter sucesso.
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Gustavo Coutinho
redator/Grupo BB